segunda-feira, 21 de setembro de 2015

As lutas erradas da vida

É meio estranho, mas a verdade é que vejo hoje muita gente com falta de bons motivos para lutar, mas a vontade é tanta, de fazer valer a pena a vida, de usar suas energias, de ter uma história, que os motivos mais absurdos viram lutas.

Eu vi movimentos respeitáveis que lutavam por direitos de igualdade deixarem de representar a quem defendiam para virarem motivo de chacota e vergonha.

Eu vi ditaduras caírem, e darem lugar a outras ditaduras, silenciosas e muito piores.
Eu vi gente que de herói virou bandido, e bandido virando herói.
Eu vi gerações em conflito.
Eu vi guerras terminarem e recomeçarem.

E eu vivia a imaginar o dia em que isso tudo terminaria, em que viveríamos felizes em nossas vidas, viveríamos nossos dias com a certeza de paz e felicidade.
É obvio que eu errei. Cresci e aprendi de forma satisfatoriamente rápida que é disso que vivem os seres humanos.

Nós, os seres humanos, vivemos de lutas, de batalhas.

Daquelas que travamos todos os dias contra nós mesmos, contra nossos fantasmas do passado, contra nossa historia, contra nossos desejos e vontades, ou a favor de nossos sonhos e objetivos.

Também vivemos de outras batalhas, daquelas que travamos contra os outros (infelizmente), àqueles que nos importunam por pensarem diferente de nós ( e nos agridem com seu modo de pensar), por nos mal tratarem, por serem indiferentes à nossa dor.

Existem também as batalhas contra os que nos governam, contra aqueles que estão acima de nós, e ditam nossas vidas por decretos e desmandos.

É assim que nasce o ciclo das opressões. Mas sem opressões não há heróis.

Mas o que anda me deixando incomodada é a quantidade de pessoas incríveis, pessoas maravilhosas, providas de inteligência, de paixão por seus objetivos, lutando pelos motivos errados. Quando falo por motivos errados, não são por que eu não concordo com eles, simplesmente. Falo do objetivo final.

Falo de lutas que se confundem com interesses de terceiros, de lutas que se confundem com estupidez, lutas onde não há vitórias, lutas contra tudo e contra todos, como se o mundo fosse o grande culpado de tudo.

Nós vivemos de batalhas, nascemos para lutar. Ok.
Mas se for para escolher pelo que lutar, lute pelo que valha a pena.
Não lute por igualdade. Isso nunca acontecerá, porque somos seres humanos e onde houver humanidade não haverá igualdade. Exceto no paraíso, então lute para chegar lá.
Não lute para ter mais direitos do que os outros. Isso fere a luta por igualdade de alguém.
Não lute por objetivos que agridam a fé dos outros, que agridam os motivos de vida de outras pessoas. Pois pode ser que sua vitoria signifique o fim dos princípios de outras pessoas. Uma vida sem princípios é uma vida morta. Ou seja, sua vitória pode significar condenar alguém a viver a morte em vida. Se você consegue dormir com isso meus parabéns. Você é pior do que eu pensava.

Se suas lutas incluem derrubar os outras a qualquer custo, meus parabéns. Você é só mais um na humanidade, não fará a menor diferença sua luta, pois assim são a maior parte das pessoas que compõem as sociedades.

Quer bons motivos pra lutar? Sem parecer ridículo se contradizendo em seus devaneios por direitos e deveres? Lute por amor.

Não só as lutas nos movem. O Amor tem este poder devastador de nos fazer executar coisas eu jamais faríamos, de sonhar coisas que jamais sonharíamos. E quando falo de amor não falo de amor Eros, aquele amor que nos arrebata o coração e que nos faz amar aquele homem ou Aquela mulher de maneira única e incondicional.

Este amor está saturado, vejo de montes gente fazendo cagadas feias por aí me nome deste amor, gente que nem sabe direito o que é amar, mas este fica como tema do próximo texto.

Falo daquele amor pelo próximo, do amor de nos une, de se compadecer da dor alheia, e também torná-la sua, de enxergar os males do mundo e querer, desejar profundamente, acabar com as angústias dos demais.

Você quer um motivo real pra lutar? Visite uma APAE. Visite um orfanato. Visite um hospital. Visite um abrigo.

Lute por quem não pode lutar.

E então descobrirá um bom sentido para batalhar e viver.


Ou então, vá lavar uma louça. É mais útil ao mundo do que perder tempo brigando por causas que não são as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário